19 de março de 2011

Coluna Diária: Conheça o Stan Lee.


Vocês conhecem os mais famoso siper-heróis das revistas em quadrinhos como Homem-Aranha, Homem de Ferro, O Íncrivel Huck, Quarteto Fantástico e X-Men, entre outros também. Mas vocês certamente não conhecem o pai destes clássicos. Stan Lee ou Stan Martin Lee, nasces no dia 28 de dezembro de 1922 ( velho né? ), na cidade de Nova Iorque, EUA. Ele é escrito, desenhista, editor, publicitário. Com Jack Kirby e Steve Ditko, ele criou um novo universo de formado por super-heróis. O universo desse séries inanimados foi tão grande que a Marvel Comics passou de publicadora a uma grande multimídia.

Na adolescência, Lee trabalhou para os publicadores Martin Goodman na Timely Comics, que mais tarde tornaria-se a Marvel Comics. Goodman era casado com a prima de Lee. Seu primeiro trabalho publicado foi uma página para preencher texto assinada com o nome Stan Lee, que apareceu na revista do Capitão América em 1941. Stanley usou o nome "Stan Lee" porque sonhava um dia escrever o maior de todos os livros do país e não queria seu verdadeiro nome associado às histórias em quadrinhos. Ele logo passou a escrever histórias de fato, tornando-se o editor mais novo no campo de trabalho com 17 anos[1].
Durante a Segunda Guerra Mundial, Lee alistou-se no Exército dos Estados Unidos e serviu na parte de comunicação, escrevendo manuais, slogans, filmes de treinamento e ocasionalmente desenhando. Após a Segunda Guerra Mundial, Lee voltou para a sua posição na qual tornaria-se a Marvel Comics. Naquela época, um campanha de decência liderada pelo psiquiatra Dr. Frederic Wertham e pelo Senador Estes Kefauver culpava as revistas de histórias em quadrinhos por corromper os jovens leitores com imagens violentas e sexuais. As empresas de HQ responderam com a organização de um sistema de controle interno, e eventualmente adotaram o estringente Comics Code Authority.
Permanecendo na Timely/Marvel pela década de 1950, Lee escreveu histórias de vários gêneros, como romance, faroeste, e ficção científica leve. No fim da década, ele ficou insatisfeito com sua carreira e pensou em sair da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links de blogs ou sites serão excluídos.
Palavrões serão excluídos.